Fortalecer os mecanismos de Governança Regional do SUS

A regionalização é um princípio organizativo do SUS baseado na gestão integrada dos sistemas de saúde municipais em uma determinada região de saúde. Por meio de uma melhor coordenação entre entes da federação, a regionalização permite ganhos de escala e maior eficiência na alocação de recursos. Na prática, esse princípio organizativo nunca se efetivou por completo no país. Historicamente a gestão do SUS se descentralizou entre os municípios, que assumiram a responsabilidade sobre a maioria das redes ambulatoriais, enquanto os estados perderam a centralidade no planejamento e na articulação de redes regionais para serviços de saúde.

Melhorar a distribuição de poder e responsabilidades entre os níveis federal, estadual e municipal é essencial para viabilizar o funcionamento das redes de atenção à saúde. Para isso, será necessário um modelo que supere obstáculos institucionais e promova uma organização de redes de atenção municipais baseada na APS, com governança própria, orientando-se pelos valores, princípios, regras e diretrizes do SUS. Saiba mais no Documento de Propostas.

1

Desenvolver um plano nacional de investimentos para reduzir as disparidades na dotação de serviços de saúde das regiões e garantir o acesso universal aos serviços do SUS.

2

Desenvolver a capacidade institucional das Secretarias Estaduais de Saúde, focada nas áreas de planejamento, gestão e monitoramento das redes regionais de serviços de saúde.

3

Documentar e avaliar as diferentes iniciativas e modalidades de organização regional por meio de um projeto de gestão de conhecimento.

Seis Caminhos para Fortalecer a Saúde Pública no Brasil

Clique nos ícones para conhecer mais.

Seis Caminhos para Fortalecer a Saúde Pública no Brasil

Baixe o documento de propostas na íntegra