NEXO: Novo presidente terá que fortalecer políticas de Recursos Humanos para o SUS, por Manuel Faria e Sara Tavares

Compartilhe esta notícia:

Será preciso integrar e aprimorar os mecanismos de avaliação, adequação curricular e introduzir sanções em prol da qualidade

Por Manuel  Faria e Sara Tavares

Analistas de políticas públicas no Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS)

A disponibilidade, capacidade e motivação dos profissionais da saúde são determinantes da efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS). Não à toa, as ações de planejamento, desenvolvimento e fixação dos Recursos Humanos (RH) em saúde são tarefas que compõem o rol de atribuições e responsabilidades das instituições do SUS nos três níveis de governo. No nível federal, isso implica ao Ministério da Saúde a necessidade de atuar ao longo de todo o ciclo profissional dos RH desde a formação inicial, passando pelo mercado de trabalho, até o ambiente da prática. 

No recém lançado diagnóstico “Recursos Humanos, Infraestrutura e Tecnologias no SUS”, volume 2 da Coletânea Mais SUS em Evidências, avaliamos de que forma tal atuação vem se desenvolvendo, sintetizando as principais evidências sobre as políticas de RH em saúde e identificando os pontos chaves e os desafios para evolução da força de trabalho no SUS. As informações podem ser objeto das políticas públicas elaboradas pelos próximos governantes e gestores. 

Leia artigo completo no Nexo Políticas Públicas (14/09/2022)

Foto: Celio Duarte/SECOM PMM