34% da população não tem acesso à atenção básica de saúde, aponta novo estudo do IEPS

Compartilhe esta notícia:

Esse é um dos produtos da Agenda Mais SUS: Evidências e Caminhos para Fortalecer a Saúde Pública no Brasil, lançada em julho de 2022

O Estudo Institucional nº 8: Estimativa de Recursos Necessários para Ampliação da Estratégia Saúde da Família, do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e da Umane, revela dados inéditos que podem fortalecer a expansão da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. A análise, que oferece subsídios para o próximo governo e para a próxima gestão do Ministério da Saúde, está disponível aqui.

Esse é um dos produtos da Agenda Mais SUS: Evidências e Caminhos para Fortalecer a Saúde Pública no Brasil, lançada em julho de 2022. Para o IEPS, é urgente reverter o deterioramento recente na saúde dos brasileiros, com o reconhecimento da efetividade da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Dados

72,69 milhões de pessoas no Brasil ainda não estão cobertas pelo programa, o que representa 34% da população do país. Desse total, ao menos 33,3 milhões de pessoas também não são atendidas por planos de saúde privados (população exclusivamente SUS). A maior parte da população desassistida da ESF está nas capitais, mas também existe um grupo de municípios vulnerabilizados com baixas taxas de cobertura.

Com R$ 17,1 bilhões/ano, é possível cobrir 100% da ESF no Brasil

O IEPS estima que 100% de cobertura da ESF pode ser alcançada com cerca de 25,6 mil novas equipes, o que requer até 236,9 mil profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e agentes comunitários de saúde, ao custo de R$ 17,1 bilhões ao ano. Os cálculos foram feitos já levando em consideração o orçamento do Ministério da Saúde proposto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2023.

Debate sobre os rumos do SUS a partir de 2023

Em dezembro deste ano, o IEPS realizará debate virtual sobre o tema com especialistas da área da Saúde Pública e com futuros gestores do Ministério da Saúde em 2023.

ACESSE O DOCUMENTO
O Estudo Institucional nº 8: Estimativa de Recursos Necessários para Ampliação da Estratégia Saúde da Família está disponível na íntegra na seção “Produções IEPS” do nosso site e pode ser acessado aqui.

Ascom IEPS